sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Sobre querer e poder.


 Quero minha sala de aula de volta. Meus alunos e minhas alunas já não me reconhecem, seja pela máscara, seja pela formalidade, agora uma regra. Chego à sala, higienizo a mesa, as canetas e, antes, durante e depois, as mãos. Dou a bênção aos poucos presentes espirrando, no nosso distanciamento, um pouco de álcool 70%, afinal, como bem diz o provérbio: "o seguro morreu de velho".  

Nunca as salas estiveram tão caladas. O distanciamento entre alunos e professor aumentou, os que estão em sala mantêm-se afastados, os que permanecem em casa assistem, através de uma tela, à aula em um espaço que, parece, permanecerá durante algum tempo. É o novo normal. E de repente, a educação vira serviço essencial, deixando ainda mais visível a desigualdade em um país que finge se importar com a educação. Só os olhos nos identificam, a voz abafada esforça-se para se projetar e se fazer entender, tímida, amedrontada, em dois espaços antes, contraditórios. Como ministrar aulas on-line e presenciais ao mesmo tempo? Tirar dúvidas aqui e lá? Falar com os daqui e os de lá? Professor se vira nos 45 min de aula, e como se vira, né?

Ora uma falha humana, ora uma falha técnica, somos guiados  também pelos próprios alunos a resolver problemas: "Aperta o F5, professora." A realidade, no entanto, não é como a propaganda diz, o F5 não funciona e é impossível manter todas as medidas de segurança. Em uma sala tudo ocorre 100%, em outra; alunos te escutam, mas tu não os escutas, noutra; o contrário. Perde-se a estabilidade. Nós nos sentimos, além de amedrontados, perdidos, pois exigem de nós um conhecimento que a universidade não nos passou, que professor teve na graduação um curso de tecnologia da informação? Bom lembrar que, em 2020, contrariando o que alguns pensam, não deixamos de ministrar nossas aulas, baixamos programas específicos, gravamos aulas e as editamos. Passamos horas e horas na frente de um computador que, muitas vezes, não tinha a tecnologia necessária para comportar tanta novidade. Eu comprei quadro branco, canetas, apagador e paguei, durante todo o ano, um programa de edição. Meu privado tornou-se parcialmente público.

Diferente de muitos professores e professoras, posso - ainda -  dizer que sou uma sortuda, pois na escola em que trabalho, apesar de pública, há janelas e portas enormes abertas ao novo e, tenta-se, a todo custo, fechá-las ao acaso, um vírus que muta e mata, abarrota hospitais e cemitérios. A linha de frente dos profissionais da saúde é a emergência, a nossa é a sala de aula que não é mais a mesma. Enquanto eles são assombrados por um vírus, nós somos perseguidos pela ignorância. Um mundo físico, cercado de quadros, livros e sala cheia era nossa zona de conforto, já o virtual estava mais relacionado a algumas horas-extras e ao lazer. Como se não bastasse, expomos nossas imagens e nossas fraquezas ao vivo e a cores. 

Sinto-me, assim como muitos de meus companheiros e minhas companheiras de trabalho, um escudo, às vezes um ponto em cima de uma árvore à espera de um raio. Quero minha sala de aula de volta. Quero meus alunos de volta, bagunceiros e sorridentes me dizendo "bom dia" sem um bloqueio na frente do rosto. Quero poder me aproximar deles, tocar seus ombros e perguntar se conseguem analisar aquele período composto e perceber a importância dos elementos coesivos, em especial, em um texto técnico-científico. Enquanto nos viramos com álcool, máscara, garrafa de água, fone de ouvido, computador e câmeras, nossas seis valiosas armas, cai a ficha, a falta de estrutura nos textos de alunos e alunas reflete o problema de coesão em um país fragmentado, um Brasil em que teoria e prática são para poucos. Bem lá no fundo sempre soube que "querer não é poder". 

12 comentários:

  1. Parabéns texto ótimo minha amiga poeta pandeirista professora educadora só posso dizer que tenho orgulho e muito amor por tua pessoa. Bjs maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste este dito "novo normal". Até quando?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela reflexão, aliviada de não ter que passar por isso.

    ResponderExcluir
  5. Brilhante. Até quando? Quero o velho normal.

    ResponderExcluir
  6. Excelente leitura e reflexão deste momento. Gosto de pensar que o antigo normal há de voltar, mas essa incerteza, justo para os professores que amam seguir o planejamento, aperta ainda mais nossos corações.

    ResponderExcluir
  7. Até que enfim leio um texto de professor revelando o cenário atual! Precisamos nos unir!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Triste, verdadeiro e belo texto. Eu mal consigo imaginar a angústia de quem está lecionando nesse cenário caótico.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, querida professora. Triste constatação da realidade. Sucesso!

    ResponderExcluir